O Movimento


Uma filosofia de vida com os bons sabores
 
A crescente industrialização do mundo levou o homem a seguir caminhos diferents do que vinha acontecendo até a década de 50 do século passado. Aos poucos a alimentação diária também foi se modificando. Os saberes e sabores dos antigos foram sendo deixados de lado, em favor da modernidade e a necessidade de se comer rapidamente.
Assim, sabores milenares foram sendo usados cada vez menos, ou até mesmo esquecidos.
Pensando nisso é que o Instituto Chão Caipira, uma OSCIP, instalada em Paraibuna, SP, criou o Movimento Cumê Divagarinho. Começando timidamente com alguns amigos e adeptos da filosofia, o movimento planeja vários tipos de ações.
 
1-Utilizar a TV Chão Caipira para a divulgação do movimento e a postagem de textos, vídeos e fotos do culinarista João Rural, diretor cultural da entidade.
São materiais pesquisados durante 30 anos pelo culinarista, notadamente na região do Vale do Paraíba.
 
2-A entidade já possui uma biblioteca de cultura regional, viajantes e culinária com cerca de 400 volumes, à disposição de interessados.
 
3- Realização de palestras sobre o assunto e atividades com prática de receitas antigas à entidades, escolas e grupos interessados.
 
4- Em parceria com produtores rurais vai criar em Paraibuna um centro de comida caipira, visando o plantio de produtos orgânicos e a realização de encontros e cursos sobre a prática dos costumes tradicionais de se preparar os alimentos. Cursos destinados a comensais, chefs e estudantes de gastronomia interessados no assunto.
 
5- Foi criado o Paiol da Sustância, onde serão outorgados à cozinheiros e cidades uma chancela sobre receita de pratos considerados originais nos ingredientes e no jeito de se preparar.
 
6- Abrir para adesão de sócios colaboradores interessados no assunto e para receber nossas informações e ações.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário