segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Vamo cumê mato



Denominadas, pela nova literatura agrícola, como Ervas Daninhas, na verdade são ervas ricas em vitaminas e muito usadas no passado, como alimento.
Até os dias de hoje, ainda encontramos gente caipira comendo os matos antigos. Algumas feiras até voltaram a oferecer esses alimentos. Houve um tempo, por pelo menos 200 anos de Brasil, que os moradores e, principalmente, os viajantes preferiam esses matos devido à sua abundância na natureza e também porque tinham muitas vitaminas. Apanhavam pela beira das trilhas, picavam e juntavam ao quirerão de milho, nascendo assim um delicioso pirão. Há uma infinidade dessas plantas, dependendo da região. No Vale do Paraíba ainda se destacam a serralha, o caruru, a taioba, a beldroega e a capiçoba. Até o uso dos brotos de samambaia era corriqueiro, principalmente quando faltavam as outras ervas. O ora-pro-nóbis sempre estava à disposição nos caminhos. Podemos encontrar ainda, à beira dos antigos caminhos, pés com mais de cem anos de existência
COMO FAZER
No geral quase todos esses matos são ricos em diversas vitaminas e minerais necessários ao corpo. A preparação pode ser refogadinha com alho e gordura ou cozida nos pirões de fubá, farinha de milho, etc. Muitos comiam cru mesmo, colocando um pouco de sal e azeite.









Nenhum comentário:

Postar um comentário