segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Frangão na panela


Sempre foi a principal carne presente na mesa dos brasileiros. Desde que chegou com os europeus, foi adotada até pelos índios, os quais, até então, tinham suas aves pra comer, mas tudo muito arisco. Virou prato nacional, sendo servido de muitas maneiras, e os ovos são ingredientes importantes na receita de um bolo.

O frango, que inicialmente era preparado somente refogado na panela, ganhou o arroz vermelho, formando novo prato. Ganhou mandioca, verduras, ora-pro-nóbis, milho, quiabo e farinhas. As velhas viraram a tradicional galinhada, cuja receita correta tem que ser feita com galinha velha mesmo, aquelas que acabaram de botar e, o principal, fazê-las com as ovas restantes pré-cozidas e depois mistura-las ao arroz.

Atualmente os cozinheiros nem sabem mais quantos pedaços tem o frango, pois tudo vem cortado. Na infância de muita gente e, até hoje, na zona rural tinha uma brincadeira muito curiosa, que era retirar o ossinho chamado de joagador. Deixa-se um pouco na chapa do fogão até secar. Depois cada um pegava um perninha e puxava, com ficasse a cabeça ganhava o jogo . Mas até esse pedaço sumiu, pois vem junto com o peito.

Tinha ainda o mexido de frango, feito com os miúdos e até as tripas limpas e secas. Fritava-se temperado e depois ia farinha de milho ou de mandioca. O costume era comer com café. 

Na região da Serra da Bocaina, no Vale do Paraíba Paulista, é preparado inteiro e frito em gordura. É usado principalmente em festas religiosas ou aniversários.







Nenhum comentário:

Postar um comentário