segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

É tempo de peixe

______________________________________________________________________________________________

Chega a quaresma e volta o costume milenar de se comer peixe. Antes tudo era feito reverenciando a religião, para respeitar o preceito de não se comer carne. Com o passar dos anos, a tradição religiosa, tornou-se um costume gastronômico.

Desde antes do descobrimento, nossos índios apreciavam o peixe em sua alimentação diária. Só que eles simplesmente assavam sobre a brasa, ou enrolado em folha de bananeira. Com a chegada dos europeus, muitas receitas foram sendo adaptadas com nossos peixes típicos. Outros peixes foram introduzidos e se tornaram muito apreciadas na mesa do brasileiro.

Nesta edição trazemos novas receitas para você apreciar, não só na quaresma, mas o ano todo.




TUCUNARÉ COM BRÓCOLIS

Ingredientes- Um tucunaré grande, sal, noz-moscada, limão, brócolis, alho amassado.

Como fazer- Tire os espinhos e a cabeça do tucunaré. Abra e tempere com a noz-moscada e o limão. Torne a passar o sal por fora do peixe. Coloque o tucunaré aberto na grelha e regue com azeite e deixe assar por quarenta minutos. À parte, numa panela, coloque o azeite, frite o sal amassado e refogue o brócolis. Coloque um pouco d’água, deixe amolecer e coloque por cima do peixe na hora de servir.

TUCUNARÉ ENSOPADO

Ingredientes- 2 kg de tucunaré picado, sal com alho, azeite, 4 cebolas cortadas em rodelas, 5 pimetões em fatias, 5 batatas cortadas em fatias de meio centímetro, 5 tomates em fatias, sem sementes, folhas de coentro, salsinha, cebolinha, pimenta-do-reino a gosto.

Como fazer- Primeiro retire todo espinho das postas de tucunaré, descartando a cabeça. Faça um molho com sal e alho, limão e a pimenta-do-reino e deixe o peixe marinando por meia hora. Numa panela grande grossa, unte com um pouco de azeite e forre com as rodelas de batata. Coloque uma camada de peixe, uma de cebola, outra de peixe, uma de tomate, outra de peixe, uma de pimentão, outra de peixe e feche com uma mistura dos ingredientes. Entre as camadas de peixe vá colocando o coentro e os cheiros verdes. Finalmente despeje o molho sobre tudo. Tampe e leve em fogo médio para cozinhar por meia hora. Sirva quente com arroz branco.

BAGRE COM PIRÃO

Ingredientes- 1kg de bagre limpo, 2 colheres (sopa) de azeite de oliva, 2 dentes de alho amassado, 1 cebola picada, 4 tomates grandes, sem sementes, picados, 1/2 xícara de salsinha, coentro, cebolinha verde e alfavaca picados, sal a gosto e 2 xícaras (chá) de água.

Como fazer- Corte o peixe em postas e reserve as cabeças para o pirão. Numa panela, coloque o azeite, o alho e a cebola e refogue. Acrescente o tomate, a as ervas, o sal e água e deixe ferver. Coloque as postas de peixe e cozinhe sem mexer, deixando até ficar macio. Coloque numa travessa e com o caldo faça um pirão com farinha de mandioca a gosto, colocando em volta das postas.

CUSCUZ DE PANELA

Ingredientes- 1 xícara (chá) de azeite de oliva, 1 cebola grande picada, 2 dentes de alho picado, 10 tomates maduros, sem sementes, picados, 2 xícaras (chá) de água, 1/2 kg de camarões pequenos limpos, sal a gosto, 2 colheres (sopa) de suco de limão, 1/2 kg de palmito picado, 200g de ervilha, 200 g de sardinha de lata, sem as espinhas, 7 xícaras (chá) de farinha de milho, 1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca, 2 ovos cozidos, cortados em rodelas.

Como fazer- Numa panela grande, coloque o azeite, a cebola e o alho picado e refogue. Adicione os tomates e a água e deixe cozinhar até os tomates desmancharem. Acrescente os camarões e tempere com o sal a gosto e o suco de limão. Cozinhe tudo rapidamente, sem deixar secar. Junte o palmito, as ervilhas e as sardinhas. Misture e deixe aquecer. Aos poucos vá colocando as farinhas, mexendo sempre para não empelotar. Tire do fogo, unte uma forma redonda com azeite, decore o fundo e os lados com ovos, palmito, camarões, sardinha e tomate e coloque a massa. Deixe esfriar, desenforme num prato e sirva frio.

QUIBE CRU DE FILÉ DE TILAPIA

Ingredientes- 1kg de filé de tilápia, 1/2kg de trigo integral, 4 cebolas médias, pimenta síria a gosto, salsinha, limão, azeite e pétalas de cebola.

Como fazer- Deixe o trigo de molho por 1 hora.Passe os filés na máquina de moer, escorra o trigo e misture bem ao peixe. Junte os outros temperos e misture bem. Passe novamente na máquina de moer. Coloque numa travessa e regue com o limão, decorando com folhas de hortelã. Pode-se ainda fazer bolinhos e assar ou fritar os quibes.

Veja mais receitas no nos portal: TV CHÃO CAIPIRA.

Inté a próxima.
Link

Nenhum comentário:

Postar um comentário