quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Sopas


________________________________________________________________

Quirera com Frango

Falar em sopas e canjas pro caipira é o mesmo que falar sobre remédios. Esses pratos eram sempre usados para os convalescentes de alguma doença, principalmente no resguardo das parturientes.
Quando muito usava-se fazer uma canja, isso porque sobrou o arroz e pedaços de frango do almoço. Até mesmo a quirera, tão usada, tinha um preparo diferente do atual, que é como uma sopa, com mais caldo. Os caipiras usavam como um prato em substituição ao arroz. Por isso era mais pastoso e, quase sempre, somente com tempero de sal com alho, sem nenhuma mistura.
Alguns ingredientes do mato, como cambuquira, beldoegra, serralha e outros iam para uma sopa de fubá com o propósito de “vitaminar” as crianças desnutridas.
Na cozinha das grandes fazendas aparecia o esparregado, uma forma de fazer verduras com ovos, costume que veio dos portugueses.




Caldo de Milho Verde

Ingredientes - 6 espigas de milho verde, 4 colheres (sopa) de óleo, 500g de costeletas de porco, 2 cebolas médias picadas, 4 dentes de alho amassados, 4 tomates médios picados, 4 xícaras (chá) de água, 1 maço de cheiro verde, 1 colher (sopa) de manteiga, sal e pimenta a gosto.
Como fazer - Rale as espigas de milho e reserve. Numa panela coloque o óleo, frite o alho e a cebola e refogue as costelinhas. Coloque água, o milho ralado e peneirado, os tomates e o cheiro verde, o sal e a pimenta. Deixe cozinhar até amolecer. Retire do fogo, coe o caldo e reserve. Retire a carne das costelinhas e volte para o caldo. Adicione a manteiga e aqueça em fogo forte e sirva numa sopeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário